Conferência Enegrecer em São Paulo: Negritudes para a igreja do amanhã.
Nos dias 18 a 21 de junho de 2025 aconteceu a “Conferência Enegrecer: Negritudes para a igreja do amanhã”, em São Paulo, na Igreja Batista de Água Branca. Este evento foi o primeiro encontro internacional realizado por diversos coletivos negros evangélicos brasileiros neste século. Lideranças do Movimento Negro Evangélico, Rede de Mulheres Negras Evangélicas, Odarah Cultura e Missão, igrejas e pastorais eclesiásticas, como a Redenção Baixada (RJ) e a pastoral da negritude da Igreja Batista do Pinheiro (AL) estiveram compondo o comitê de organização deste emblemático encontro. (Leia mais)
AGENDA MNE BR
Conferência Enegrecer:
Negritudes para a igreja do amanhã.


Nos dias 18 a 21 de junho de 2025 aconteceu a “Conferência Enegrecer: Negritudes para a igreja do amanhã”, em São Paulo, na Igreja Batista de Água Branca. Este evento foi o primeiro encontro internacional realizado por diversos coletivos negros evangélicos brasileiros neste século. Lideranças do Movimento Negro Evangélico, Rede de Mulheres Negras Evangélicas, Odarah Cultura e Missão, igrejas e pastorais eclesiásticas, como a Redenção Baixada (RJ) e a pastoral da negritude da Igreja Batista do Pinheiro (AL) estiveram compondo o comitê de organização deste emblemático encontro.
Foram cerca de 12 estados representados, com pessoas e mobilizações de mais de 60 igrejas para reunirem em torno de 500 pessoas negras durante os dias. O objetivo do evento era inspirar novas lideranças, fortalecer as já estabelecidas e promover um espaço de encontro entre pessoas negras para discutir a construção de uma agenda político-teológica entre os evangélicos que influencie e inspire juventudes comprometidas com a justiça climática, antirracismo e a democracia. E isso realmente aconteceu.
A programação geral se deu a partir do Encontro Público. Mesas redondas, devocionais, plenárias, participações musicais e gente de todo canto abrilhantaram cada momento proposto. De Jamily a Prª. Eliad Santos, nomes brasileiros como Pr. Henrique Vieira, Iza Vicente, Brian Kibuuka e Aline Frutuoso estiveram com a gente. A IV Consulta Teológica Internacional de Teologia Negra também aconteceu dentro da ENEGRECER, resultando num Manifesto que você encontra clicando aqui .
Este encontro foi e é uma resposta organizada de lideranças negras evangélicas, na tentativa de construir documentos e ações programáticas dentro de um grande movimento de contra-narrativa, de acolhimento e de reconstrução a partir da teologia negra, dentro do contexto evangélico. Para o ano de 2026 queremos lançar uma publicação com registros dos grupos de trabalho da IV Consulta Teológica e outros textos, contribuindo para a construção acadêmica do nosso campo e registrando a história recente “para que todos vejam o que o Senhor está fazendo”.
Seguimos sonhando com o futuro e construindo a Igreja para o Amanhã.










O que é ser negro evangélico no Brasil

Uma das plenárias mais marcantes da Conferência Enegrecer. Um encontro potente com Regina Célia e o Pastor Henrique Vieira, mediado por Iza Vicente.
Vozes que caminham entre fé, justiça e negritude, reunidas para um diálogo necessário, profundo e inspirador. Mais do que uma conversa, um testemunho coletivo de resistência e esperança.
O que é ser negro evangélico no Brasil

Uma das plenárias mais marcantes da Conferência Enegrecer. Um encontro potente com Regina Célia e o Pastor Henrique Vieira, mediado por Iza Vicente.
Vozes que caminham entre fé, justiça e negritude, reunidas para um diálogo necessário, profundo e inspirador. Mais do que uma conversa, um testemunho coletivo de resistência e esperança.
Inscreva-se no canal do Youtube e acompanhe mais detalhe da conferencia Enegrecer:
www.youtube.com/mnebrasiloficial
A mesa redonda "Resgatar as memórias negras dos cristianismos no mundo" foi um evento promovido pelo Movimento Negro Evangélico (MNE) e que contou com a participação de especialistas como Ana Bezerra, Brian Kibuuka e Allen Calahan, discutindo a importância de dar visibilidade às contribuições e experiências de pessoas negras no cristianismo globalmente.

Uma mesa-redonda com o tema "Legado e utopia em tempos de violência e necropolítica" em 10 de junho de 2025, como parte da Conferência Enegrecer. O debate foi mediado por Luciana Petersen e contou com a participação de Maricel Mena Lopez, da pastora Eliad Santos e de John Thomas.

Plenária | O Movimento Negro e a Luta pelas Vidas Negras. Como seguimos lutando e acreditando na vida em meio a tantos desafios? Nesta plenária, escutamos vozes que trazem memória, fé e resistência, lembrando que a luta pelas vidas negras é também luta por dignidade, justiça e futuro. Um diálogo potente com Ivanete Xavier, Ras André Guimarães e Timóteo andré.

MESA REDONDA - IGREJA DO AMANHÃ. Visões de Futuro Falar de futuro, para nós, é também falar de resistência. É lembrar que a teologia negra nos ensina a sonhar novos mundos, derrubando os muros do império da branquitude e abrindo espaço para vida plena, justiça e dignidade. Nesta mesa, diferentes vozes se encontram para partilhar esperança, fé e caminhos possíveis para que nossas utopias se tornem realidade. Mediação: Lucas Louback
Participações: Lisa Sharon Harper (EUA – fala em inglês), Liz Alves e Emiliano Jamba.
