Iniciativa inédita no país, Movimento lança edital voltado para apoiar e formar jovens lideranças negras evangélicas pelo Clima

6/7/20242 min read

Iniciativa inédita no país, Movimento lança edital voltado para apoiar e formar jovens lideranças negras evangélicas pelo Clima.

O Projeto Acácias é uma iniciativa do Movimento Negro Evangélico e pretende formar 15 ativistas climáticos que irão atuar em seus territórios e igrejas alertando contra as mudanças climáticas.

O
Movimento Negro Evangélico do Brasil (MNE) lançou dia 29 de julho, o projeto Acácias, voltado para Lideranças Negras Evangélicas Pelo Clima. Esta iniciativa que integra o Programa Martin Luther King de Formação e Articulação Política, visa enfrentar os desafios climáticos que afetam diretamente as comunidades mais vulneráveis do Brasil. 

O Acácias tem como objetivo formar e mobilizar 15 novas lideranças negras climáticas evangélicas em territórios de alta vulnerabilidade ambiental. Estruturado em três etapas principais — formação, multiplicação e incidência política — o projeto proporciona uma abordagem teórica e prática sobre justiça climática. Durante oito meses, os participantes receberão formação intensiva, mentorias especializadas e recursos para desenvolver projetos locais. Nos últimos anos, eventos climáticos extremos e injustiças ambientais têm devastado diversas regiões do Brasil, como os desastres criminosos de Brumadinho e Mariana; as enchentes no Rio de Janeiro, Maranhão, Sul da Bahia e Acre; os deslizamentos de barreiras que deixaram mais de 100 pessoas mortas na Região Metropolitana do Recife e as inundações prolongadas na região sul do país que deixaram áreas alagadas por mais de dois meses, especialmente no Rio Grande do Sul.

Estes eventos evidenciam a urgência de ações concretas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e proteger as comunidades mais afetadas. “Sabemos que quem mais sofre em eventos climáticos extremos são as pessoas que menos contribuem para as mudanças climáticas e um dos atores sociais que mais estão presentes neste momento são as igrejas, seja no socorro imediato às vítimas ou comunidades de fé pobres e periféricas que também sofrem as consequência destes eventos” afirma Jackson Augusto, coordenador geral do programa.

Além disso, as queimadas na Amazônia, o caso da Mineradora Braskem em Alagoas, que coloca milhares de vidas em risco ao forçar pessoas a abandonarem suas casas por causa da erosão devido suas ações de exploração do solo, e o desmatamento desenfreado que leva à extinção de biomas e espécies animais, são questões ambientais críticas que exigem atenção imediata. Esses eventos não apenas destroem o meio ambiente, mas também impactam diretamente as populações locais, destacando a urgência de uma resposta robusta e inclusiva para a justiça climática. “O projeto é importante não porque ele quer somente preparar pessoas para provocar o debate na base, mas também preparar pessoas para fazer incidência nos tomadores de decisão que interferem na política de adaptação de nossas cidades, que envolvem saneamento básico, mobilidade urbana e políticas que tornem as comunidades periféricas mais preparadas para lidar com as mudanças climáticas" diz José Vitor, coordenador de incidência política.

Serão contemplados 15 participantes no edital.

Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos, serem autodeclarados negros e evangélicos, e residirem em territórios de vulnerabilidade climática. As inscrições serão realizadas através de um formulário disponibilizado no site e nas redes do MNE Brasil.

Cada participante selecionado receberá uma doação de R$3 mil para a etapa de multiplicação, garantindo a viabilidade das ações locais.

O projeto culminará em março de 2025 com a entrega da Agenda das Igrejas pelo Enfrentamento ao Racismo Ambiental às representações políticas, seguido por um manifesto público e um culto coletivo de engajamento em igrejas por todo o Brasil.

Para mais informações clique aqui para ler o edital:
Acesse
 https://mnebrasil.org/editalacacias e https://forms.gle/beb2YZpG1e1sDuSVA

Período de inscrições:
29/07 a 19/08/2024.
Avaliação das candidaturas:
20 a 24/08/2024.
Divulgação do resultado:
26/08/2024

Inicio das aulas: 03/09/2024
Contato de Imprensa: Movimento Negro Evangélico do Brasil
Email: comunicacao@mnebrasil.org

site: mnebrasil.org 

Leia também: